quarta-feira, 28 de julho de 2010

Assembleia Unificada NUCREP/ RCFE - 14/07/10

Segunda Assembleia do NUCREP e Rede Comunitária de Formação e Estagio foi realizada no último dia 14/07/2010 no Salão da Catedral de Santo Antonio em Nova Iguaçu onde somaram força para fortalecer os compromissos das equipes e principalmente do Governo na Administração Municipal com relação da situação dos convenios.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Conselho mantém orientação para ingresso no ensino fundamental

Criança deve ter 6 anos ou completar até 31 de março. Aluno que fez dois anos de pré-escola pode completar 6 anos até 31/12.

Do G1, em São Paulo

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou, em reunião na última quinta-feira (8), parecer em que estende para 2011 a medida orientativa adotada em 2010 para o ingresso de alunos no ensino fundamental.

Pelo parecer do conselho, o estudante deve ter 6 anos ou completar até 31 de março para poder ser matriculado no 1º ano do ensino fundamental. Como em 2010, foi mantida exceção para a matrícula de crianças que completem 6 anos até 31 de dezembro, desde que tenham feito dois anos de pré-escola.

Até 2009, a 1ª série recebia alunos a partir dos sete anos. Lei federal determinou a antecipação da entrada dos estudantes a partir deste ano, com a entrada em vigor do ensino fundamental de nove anos.

Outra questão, incluída no parecer do CNE, disciplina a matrícula na pré-escola. Segundo o conselho, a criança deve ter 4 anos ou completar a idade até 31 de março.

Os estados têm autonomia e podem ou não seguir a recomendação do CNE. Em 2010, por exemplo, o estado de São Paulo manteve a regra de aceitar estudantes que completassem 6 anos até 30 de junho.

“Hoje, tem muita diferença. Matricula-se a qualquer momento do ano. Tudo que queremos é impedir que crianças muito imaturas sejam colocadas no ensino fundamental”, disse o membro da Câmara da Educação Básica do conselho, Cesar Callegari.

Segundo o conselheiro, a ideia é evitar o ingresso precoce. “O cuidado de se estabelecer e vedar a matrícula precoce no ensino fundamental é um cuidado para impedir que crianças sejam ceifadas do direito de brincar, do ambiente lúdico”, afirmou Callegari.

A resolução do CNE ainda precisa ser homologada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.

*********************************************
Alguém sabe se esse ponto foi debatido no ano passado, se já houve questionamentos? MIEIB(Movimento de Interfórum de Educação Infantil do Brasil)?

Aluno com 6 anos até dezembro poderá entrar no fundamental

Em 2011, Conselho Nacional de Educação permitirá matrícula no 1º ano de criança que tenha feito 2 anos de pré-escola


10 de julho de 2010 - 0h 00 - Mariana Mandelli e Luciana Alvarez - O Estado de S.Paulo

O Conselho Nacional de Educação (CNE) decidiu permitir em 2011 a matrícula no 1.º ano do ensino fundamental de crianças que completem 6 anos até 31 de dezembro. A regra só vale para aquelas que tiverem cursado dois anos de pré-escola.

Em janeiro, o CNE havia aprovado uma resolução que orientava as redes de ensino pública e particular do País a adotar a partir de 2010 a data 31 de março como limite, mas acabou abrindo uma exceção este ano, considerado um período de transição.

"Decidimos estender o período de transição por mais um ano porque vimos que muitas crianças com dois anos de pré-escola ainda não teriam atingido a idade para entrar no 1.º ano", afirmou Francisco Aparecido Cordão, presidente da Câmara da Educação Básica do conselho.

Ele acredita que como neste ano a maioria das pré-escolas também passou a adotar o corte em 31 de março - são matriculadas crianças com 4 anos completos até essa data -, a transição será completa em 2012.

"A data não mudou. Apenas consideramos oportuno estender as medidas já adotadas em 2010 para o ano de 2011", reforçou Cesar Callegari, membro do CNE. "A resolução foi apenas reeditada para servir também para o ano que vem." Para entrar em vigor, o texto deverá ser homologado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.

Segundo Callegari, o mais importante da resolução é a inclusão das diretrizes da pré-escola. "Trouxemos isso para a resolução. Tínhamos a expectativa de que o Congresso aprovasse a lei definindo idade de corte, mas isso é complicado em um ano eleitoral."

No entanto, o presidente do Conselho entende que não é necessário que o Congresso aprove em lei o limite de idade para ingresso no ensino fundamental. Segundo ele, ao se aprovar a lei que aumentou de oito para nove anos a duração desta etapa da educação básica, ficou determinado que a competência para resolver as questões suscitadas pela mudança seriam de competência do conselho.

Polêmicas. A maneira como o ensino fundamental de nove anos foi implantado no País provocou polêmica entre gestores, educadores e pais, por não definir uma data de corte para ingresso e incluir crianças muito pequenas num modelo de ensino mais voltado para a alfabetização.
Momento da Reunião da Diretoria 2009

Em destaque à Esquerda: Atual Presidente Irmã Fátima e à Direita: Anterior Presidente Eunice

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Nossa Missão

Buscar coletivamente a melhoria da qualidade da Educação Infantil Comunitária da Baixada Fluminense, por meio da organização interna e externa, da articulação das lutas políticas, da busca de parceria com o poder público, do reconhecimento dos profissionais, da formação contínua e da construção de uma Política Pública de Atendimento, visando promover o crescimento humano, e a conquista da cidadania plena pelas crianças, famílias e profissionais que atuam em creches e pré-escolas comunitárias