sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Semed de Nova Iguaçu faz Chamamento Público para Convênio

A Semed Nova Iguaçu faz Chamamento Público para pedido de convênio em 2012 e desconsidera a rede que já mantém convênio há mais de 10 anos, tratando-a como se fosse a primeira vez.


Mesmo não dando conta da demanda, a Semed faz exigências sem ter cumprido o compromisso de repasse no ano de 2011, tendo diversas situações de atrasos nos pagamentos por atendimento feito ao longo do ano de 2011 para as crianças moradoras de muitas comunidades, que só contam com este serviço.

A entrega de documentos se iniciou em 26/01/2012 e vai até 03/02/2012.

Nucrep realiza encontro para avaliar e planejar as ações.

No dia 31/01/2012, na sede do Nucrep, foi realizado um encontro específico para avaliar o plano de trabalho do Nucrep proposto para 2011, onde a partir dos resultados de cada atividade realizada foram tiradas propostas de ação para 2012.


Embora o diálogo com as prefeituras e com os Conselhos Municipais de Educação estejam muito lento e até sem resposta, temos que fortalecer ações que deem visibilidade a esta situação de descaso com o trabalho realizado pela rede comunitária para crianças destes bairros que não têm os serviços públicos necessários.



Nucrep realiza última Assembleia de 2011


No dia 29/11/2011 com a representação de quatorze instituições foi realizada a Assembleia do Nucrep, fechando o ano de 2011 e fazendo a avaliação de suas realizações. Foram vistas as facilidades e dificuldades dos acontecimentos e atuações do Nucrep, para assim tirar propostas que poderemos encaminhar em 2012.


Considerado um ano difícil para avançar nas negociações, foi visto como importante fortalecermos a comunicação e o compromisso de cada filiada.

XXVII Encontro Nacional do Mieib com o Tema Educação Infantil e Justiça Social: Direito da Criança e Dever do Estado

O XXVII Encontro Nacional do MIEIB com o tema Educação Infantil e Justiça Social: Direito da criança e dever do Estado, realizado nos dias 15 a 18 de novembro de 2011, em Salvador/BA, teve com o objetivo exigir a garantia do direito à educação infantil pública, gratuita, laica e de qualidade socialmente referenciada a todos que a demandarem. O encontro contou com a participação do Rio de Janeiro com as seguintes pessoas: Marinez Simões (Nucrep/FPEI-RJ), Celeste (Sinpro-Rio/FPEI-RJ), Maria Luzinete (Rede Comunitária/FPEI-RJ/Mieib) e Deise Nunes (UFF/FPEI-RJ).


Para Marinêz Simões do Nucrep “estar neste momento de discussão é contribuir para mostrar os fatos vivenciados em relação às políticas para educação infantil nos municípios e como está sendo tratada a rede própria e conveniada com as prefeituras.