segunda-feira, 18 de junho de 2012

Semana da Ação Mundial - SAM 2012


Evento: Reunião de lideranças dos Centros Comunitários de Educação Infantil - CIEC
Promovido por Núcleo de Creches e Pré-Escolas Comunitárias da Baixada Fluminense - Nucrep e Solidariedade França Brasil-SFB
Realizado na Sede do –
Núcleo de Creches e Pré-Escolas Comunitárias da Baixada Fluminense– Nucrep
Em Nova Iguaçu – RJ no dia 01/06/2012



Participação:
14 Participantes sendo:
– 08 coordenadoras de Centro de Educação Infantil Comunitário- Ceic, 01 conselheiras do CME-NI (que é educadora de CEIC),  02 coordenadoras pedagógicas da SFB,  01 assessor  técnico na área de politicas sociais , 01 Voluntaria militante do Movimento de creches e pré-escolas da Baixada Fluminense e 01 coordenadora de um  Ceic da área rural  que também é líder do movimento de assentamento e integrante do CME-NI.
Assunto: CEIC e o contexto municipal
                 Qualidade, parcerias e intercambio.
                 Semeando para o Futuro

Creche Comunitária Cristo Redentor - Belford Roxo/RJ



Creche Comunitária São Miguel Arcanjo - Nova Iguaçu/RJ


Creche Comunitária São Sebastião - Figueira - Nova Iguaçu/RJ



Creche Comunitária Nossa Senhora da Luz - Nova Iguaçu/RJ



Creche Comunitária Nossa Senhora das Graças - Nova Iguaçu/RJ



Divulgação em local Público:

     No dia 18/05/2012 (Dia nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes), na Praça Paulo de Frontin (em Nilópolis – RJ), foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Município  um evento  contra o abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que contou com a participação do CREAS, CMDA e diversas Instituições e demais Secretarias.  A Equipe da Creche Casulo Nossas Crianças (CCNC) participou e na ocasião fizeram a divulgação da 10ª Semana de Ação Mundial e 3ª Semana Mundial do Brincar através de: abordagem ao público, fixação dos cartazes, distribuição do folder e de um brinquedo (gira pirulito) elaborado pelas crianças. O público abordado apoiou a iniciativas de apoio a melhoria da qualidade no atendimento na Educação Infantil e a mais atenção e oportunidades de brincar.


Creche Casulo Nossa Criança - Nilópolis/RJ


Elaboração das cartas
Foram elaboradas por turma após a roda de conversa matinal e estão sendo entregue em algumas organizações do bairro, para possibilitar a ida de algumas crianças.

Ainda estamos recebendo, pois centralizamos na Sede do Nucrep e à medida que vão chegando estão sendo organizadas e agendando criando uma agenda de entrega que fecharemos em 19 de junho.

Recebemos até o momento 426 cartas, sendo de oito instituições de Nova Iguaçu e duas de B. Roxo.

Iniciamos a entrega na Prefeitura e Secretaria de Educação de Nova Iguaçu e continuaremos com as ações até o final do mês com ida às plenárias dos Conselhos municipais voltado para a educação e ida à Câmara de Vereadores de alguns municípios.

12/06/2012