segunda-feira, 22 de abril de 2013

Eleição da Diretoria do Nucrep



      Data:              02 de maio de 2013
Local:             Sede do Nucrep
Av. Mal. Floriano Peixoto, 2262-Sala 16 – Centro 
Nova Iguaçu – Rio de Janeiro.

Horário:         13h às 14h40min.
Apuração:     15h

       Todas as filiadas estão convocadas

                                                           A Diretoria

18/04/2013 - Lançamento de Carta Aberta em NI



    A comissão de negociação do Nucrep em NI aprovou o lançamento de carta aberta devido às dificuldades que estão passando as onze Creches e Pré-Escolas Comunitárias que fazem parte do Sistema Municipal de Ensino de Nova Iguaçu como rede conveniada e estão realizando atendimento sem nenhuma solução das pendências.

Vide carta abaixo:


"Nova Iguaçu, 02 de abril de 20013

                                            Carta 001NI/13

 Assunto: Rede Comunitária Conveniada


            O NÚCLEO DE CRECHES E PRÉ-ESCOLAS COMUNITÁRIAS DA BAIXADA FLUMINENSE-NUCREP, articulação da rede comunitária de educação infantil, vem através desta esclarecer publicamente que o serviço prestado desde janeiro de 2013 são por creches que fazem parte do sistema municipal de ensino através de convenio  e assim deve ser feito o  ajuste de conta do convenio 2013 referente aos meses em que a prefeitura organiza o chamamento público já em processo que iniciou em setembro de 2012 e não foi concluído e publicado em 2012.
            Para conhecimento a maioria da rede conveniada filiada ao NUCREP mantém convênio desde 2005 através da Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu, oriunda da Secretaria de Assistência Social na qual estava com convenio desde 1998, portanto estas instituições comunitárias já fazem parte do sistema municipal de ensino,  com base na  Lei de Diretrizes e Base - LDB Artigo 213, pois recebe recurso publico para educação infantil por  responder ao censo anual do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP,  como rede conveniada e possibilita a contabilidade e  repasse de recurso ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - Fundeb por cada criança atendida em seus espaços educacionais.
            A redução que vem acontecendo da rede conveniada por fatores internos e da administração municipal é por falta de política de atendimento a criança de 0 a 05 anos e 11 meses com metas e planejamentos, aumentando ainda mais a  demanda reprimida  por vagas em creches e pré-escolas, sem deixar de citar que em Nova Iguaçu a criança só tem esse direito reconhecido aos dois anos de idade.
            Esclarecemos que esta rede já conveniada responde ao chamamento público para democratizar e  oportunizar novas  entidades que querem cooperar com o município nesta oferta de vaga, a fim de tornar transparente e pública o convênio necessário para atender a demanda por educação infantil que é bem além do que hoje é oferecido.
            Desde janeiro de 2013 iniciamos o atendimento a crianças, lembrando que as famílias que buscam esse direito na maioria dos casos o fazem por necessidade de trabalhar e sabemos que temos que melhorar a cada dia por ser um direito da criança e dever do município, e o atendimento só é possível com parceria do Pode Publico Municipal.,  visto que é assim que se originou o trabalho e está legalizado pela CF, LDB, ECA, Fundeb e leis municipais necessárias..
            As famílias confiam no serviço oferecido próximo a sua residências por poder contribuir efetivamente no seu funcionamento e que tem melhorado pela responsabilidade dos gestores, composto por comunidade, família, equipe e supervisão municipal e repasse de  per capita gerada pela inclusão no Censo e repassada através de convênio pela administração municipal.
            A continuidade do nosso trabalho infelizmente devido ao avançar do ano está dependendo do chamamento público e principalmente pelo reconhecimento de divida pelos serviços que estão sendo realizado que atendem hoje 1187 crianças, sem considerar fila de espera.
            A dedicação e empenho do Sr. Prefeito Nelson Bornier, bem como dos nossos representantes da Câmara de Vereadores,  para nos responder em um prazo de 15(quinze), dias corridos, sem o qual teremos que iniciar os passos legais para encaminhamento a quem é dever atender as crianças  e assim  cumprir o Artigo 211 da Constituição Federal. sobre o atendimento das crianças em educação infantil com a qualidade que tem direito e que sempre cooperamos para melhorar dentro do município.

Nova Iguaçu,02 de abril de 2013
Comissão de Nova Iguaçu Nucrep"

12/04/2013 - Encontro de lançamento da PMPI em NI



      Encontro de lançamento do Plano Municipal Primeira Infância é realizado em espaço da Universidade Rural em Nova Iguaçu, no dia 12/04/2013, com participação de diversos atores atuantes na área de educação, saúde e assistência tendo o objetivo de até o final do ano construir e publicar o Plano Municipal pela Primeira Infância .
     Projeto está sendo coordenado pela Solidariedade França-Brasil – SFB, para ser construído em rede, sendo articulado com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Associação dos Conselhos Tutelares de Nova Iguaçu, Núcleo de Creches e Pré-Escolas Comunitárias da Baixada Fluminense, instituições do Fórum DCA, Universidades entre outros.

    A construção do melhor em prol da infância em rede e a partir de quem faz nos leva a perceber a importância e responsabilidade que temos em contribuir nos Grupos de Trabalho-GT de cada área.

Marque sua presença, leve sua experiência e conhecimento
para termos  um plano justo e fortalecido por cada um agente envolvido.

02/04/2013 - Fórum Permanente de Educação Infantil do RJ - FPEI



     O Tema da Assembleia do FPEI-RJ trouxe à mesa a questão de Intersetorialidade de Políticas Públicas na Primeira Infância: Educação, Saúde e Assistência.

Tema apresentado e discutido a partir de:

 A Experiência da Saúde na Educação Infantil da Creche Fiocruz
- A Nutrição na Educação Infantil – Creche  Fiocruz,
 - Assistência à criança pequena – S. Social UFF

Registramos que no mês de março/13 o tema da assembleia foi:

Conselhos Municipais: possiblidades e limites da participação da sociedade civil nas politicas públicas  em  Educação

As assembleias do Fórum de Educação Infantil do RJ acontecem sempre na
1ª terça-feira do mês
Email: colegiadoforumrj@yahoo.com.br

26/03/2013 - Encontro na Prefeitura de Nova Iguaçu



    Com representação de 8(oito) filiadas do Nucrep, Prefeito, secretário de educação e sua equipe financeira, secretário de controladoria geral foi realizado o encontro que reiteramos, por ter sido pedido dede de final de fevereiro.
      Seis(6) das 11(onzes) instituições têm recursos de 2012 a receber e algumas com exigências a sanarem a partir dos repasses pendentes para prestação de conta e ainda não se têm análise final das secretarias.
      Devido à mudança de ano fiscal os recursos de 2012 não poderão ser utilizados em 2013 para realizar o que constava no plano de trabalho e assim solicitamos de verificarem de como será ressarcido pelo que foi gasto nos anos de 2012.
       Verificamos neste encontro que foi proposto avanços a ser estudado e organizado e retrocessos de negociação, visto que estamos no quarto mês de realização do atendimento educacional na rede comunitária, dando continuidade a um atendimento integrado ao sistema municipal de ensino através do Censo e FNDE e não termos financiamento para atuar com a qualidade que queremos e a criança têm direito.

                                                                                                              Comissão de Nova Iguaçu