quinta-feira, 10 de maio de 2012

As creches resistem há mais de 25 anos, por dedicação de quem faz.

Por Marinêz Simões - Coordenação do NUCREP

O Nucrep congrega a rede de Centros de Educação Infantil Comunitários de seis municípios, que livremente se filiam a esta articulação para juntos oferecerem o melhor a nossas crianças próximas as suas residências.
Buscamos, por intermédio de ações coletivas, meios que proporcionem trabalhos dignos para nossas crianças, famílias e equipe de trabalho.
Este ano o Nucrep completara 25 anos de atuação na Baixada Fluminense. Foi um período de contribuição concreta para a construção de Políticas de Educação Infantil no nível Nacional, Estadual e Municipal. Mesmo assim, estamos vendo a dificuldade de implementação para fazer desenrolar todas as necessidades destas crianças, que têm direito, mas não conseguem usufruir de uma forma ampla e digna.
Por meio de ação coletiva conseguimos desenvolver atividades que valorizam a equipe dos Centros de Educação Infantil Comunitários - Ceics, e sempre encontramos parceiros que nos fortalecem para que tenhamos resistência e força para buscar as nossas conquistas. Os próprios profissionais estão à frente destas iniciativas, haja vista o próprio Nucrep. O que desenvolvemos demonstra este crescimento e assim estamos colaborando por meio de prestação de serviço de grande relevância às crianças de bairros muitas vezes esquecidos pelas administrações públicas e mesmo assim muitas entidades não resistiram às grandes dificuldades e fecharam seus espaços ou mudaram de atividade.
As entidades respondem ao Censo Escolar e assim buscam estabelecer convênios com os municípios gerando per capita por cada criança atendida, e as creches e pré-escolas que geram este recurso precisam manter a parceria para dar conta da demanda que é bem além do que é oferecido, mas não temos encontrado administradores municipais que vejam como este serviço é relevante e acabam utilizando o recurso de forma que não é repassada mensalmente ou de maneira justa para quem executa o trabalho de educação diariamente. As entidades realizam o trabalho e só depois é que recebem, porém é com atraso, o que leva um grande desgaste e realização solitária daquilo que é dever do município.
Agradecemos aqui aos diversos parceiros que se preocupam com os pequeninos. Reivindicaremos e seremos colaboradores para que os municípios melhorem o atendimento com mais oferta para creche (0 a 3 anos) e pré-escolar (4 a 5 anos e onze meses), de forma seria e comprometida através das políticas municipais..



Nenhum comentário:

Postar um comentário